5 dicas para combater a insônia

///5 dicas para combater a insônia

5 dicas para combater a insônia

A insônia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade em pegar no sono ou em permanecer dormindo. Pode ser causada por doenças, por distúrbios psiquiátricos e principalmente por maus hábitos. Esse transtorno atinge 1 a cada 5 brasileiros, mas pode ser resolvida de maneira simples, mudando alguns hábitos. Veja 5 dicas que separamos para você se livrar da insônia:

1. Mantenha um horário regular para dormir e acordar

Mesmo aos finais de semana, é importante manter os horários, pois o organismo funciona como um “relógio”. Próximo do horário habitual de dormir, o corpo induz o sono, estimulando a secreção de melatonina e reduzindo a temperatura corporal.

2. Desligue todas as luzes e aparelhos eletrônicos

Desligue tudo, em especial as luzes azuis, emitidas pelos aparelhos eletrônicos. Quando estamos expostos à luz, nosso corpo produz estimulantes agudos que alertam o cérebro e diminuem a produção de melatonina (hormônio que induz sono). Nosso corpo é especialmente sensível à luz azul, por isso deve-se evitar aparelhos eletrônicos e luz brilhante de duas a três horas antes de dormir. Se não for possível, desligue tudo uma hora antes de deitar e evite assistir televisão no quarto.

3. Evite consumir bebidas estimulantes após às 16h

Bebidas como café, refrigerante de cola, chimarrão e alguns tipos de chás possuem substâncias como a cafeína e a teína, que estimulam o sistema nervoso central. Quem já tem alguma dificuldade para dormir deve evitar o consumo desse tipo de bebida após a metade do dia para que até a hora de dormir o efeito dos estimulantes já tenha passado.

4. Evite comer perto da hora de dormir

Consumir alimentos ricos em carboidratos, como pães, massas e pizzas, aumentam os níveis de açúcar no sangue, provoncando uma digestão mais difícil e demorada. O consumo em excesso ainda pode causa azia e dores de barriga, além do aumento da pressão arterial e um inchaço devido a retenção de líquidos, pois esse tipo de alimento faz com o que o corpo retenha mais água e sódio.

5. Pratique exercícios físicos

De preferência pela manhã, pois os exercícios aumentam a produção de adrenalina, fazendo com que você tenha mais energia durante o dia. Os exercícios também produzem endorfina, dopamina e serotonina, que aumentam a disposição e bom humor, além de proporcionar relaxamento em médio e longo prazo, colaborando para um sono mais tranquilo à noite.
Essas dicas ajudam você a construir hábitos de sono mais saudável, mas se mesmo assim você continuar com insônia por mais de 3 noites por semana em um período de três meses, procure um especialista, pois a insônia pode ser a causa de outros problemas de saúde mais sérios.

2018-04-09T01:59:08-03:00
Comodo SSL